quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ásia


População da Ásia

A Ásia abriga mais de metade da população total do planeta, concentrando-se principalmente nas grandes planícies da China, no vale do Ganges, nas costas do Deccan, no Japão, no delta do Mekong e em Java, enquanto as zonas montanhosas e as regiões frias e desérticas são quase despovoadas. A distribuição desigual da população se repercute nos índices de densidade demográfica, que no final do século XX se aproximavam dos 800 hab/km2 nos vales da Ásia monçônica e, em contrapartida, chegavam a apenas quatro por quilômetro quadrado na Sibéria e nos desertos da Ásia central.

Economia Asiatica

Em 2007, a maior economia nacional na Ásia, em termos de produto interno bruto (PPC), é a da China, seguida da Índia e do Japão. No final dos anos 1990 e início do século XXI, as economias chinesa e indiana têm crescido rapidamente, a taxas médias anuais de mais de 8%.
Entretanto, pelo critério do PIB nominal (calculado pela taxa de câmbio), o Japão ainda é a maior economia asiática e a segunda maior do mundo. O crescimento econômico da Ásia desde a Segunda Guerra Mundial até os anos 1990 concentrou-se em alguns poucos países da costa do Pacífico; recentemente, espalhou-se para outras regiões.

Blocos comerciais:

Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC)
Reunião Econômica Ásia-Europa
Associação de Países do Sudeste Asiático (ASEAN)
Acordos de Estreitamento das Relações Económicas e Comerciais (da China com Hong Kong e com Macau)
Comunidade de Estados Independentes (CEI)
Associação Sul-asiática para Cooperação Regional

Clima


A vasta extensão territorial e, portanto, as diferenças de latitude, a presença alternada de áreas baixas e elevadas, a grande influência das massas de ar e ainda a continentalidade e a maritimidade trazem para o continente grande variedade de tipos de clima e, conseqüentemente, de formações vegetais.

Nas terras situadas no extremo norte predomina o clima polar, que vai se tornando mais ameno em direção ao sul. O centro do continente, por situar-se distante de influências marítimas e, em parte, devido à altitude do relevo, que bloqueia a passagem dos ventos oceânicos, é dominado pelo clima temperado continental, que alterna verões de elevadas temperaturas com invernos muito frios. Já o temperado oceânico, ocupando grandes extensões do continente, sofre variações em função da altitude do relevo, da latitude e da maritimidade.

Mais para o sul, à retaguarda das grandes cordilheiras, que impedem a passagem dos ventos úmidos do oceano, encontram-se vastas extensões dominadas por climas semi-áridos e clima áridos, formando uma extensa faixa de desertos. A Ásia abriga a maioria dos desertos existentes na Terra: da Arábia (Arábia Saudita), da Síria, de Thal (Paquistão), do Thar (ou Grande Deserto Indiano), de Lut (ou deserto do Irã), de Gobi (Mongólia), de Taklamakan (China), Karakum (Turcomenistão), Kerman (Irã), da Judéia (Israel), de Negev (Israel).

No litoral da Ásia Ocidental surge uma faixa estreita de clima do tipo mediterrâneo, enquanto nos arquipélagos do sul do continente, nas proximidades do Equador, aparecem climas de tipo quente: equatorial e tropical.

Entre todos os tipos de clima da Ásia, no entanto, o que mais diretamente influi nas condições de vida locais, sobretudo orientando as atividades agrícolas, é o tropical de monções. Abrangendo as regiões mais populosas do continente, estende-se pelas planícies costeiras da Índia e do sudeste e leste da China, com violentas chuvas durante o verão. Caracteriza-se pela atividade dos ventos, conhecidos como monções, que sopram do Índico e do Pacífico para o continente durante o verão, e do interior da Ásia para esses oceanos durante o inverno.

A ocorrência de monções se deve ao fato de que as terras continentais aquecem-se e esfriam mais rapidamente do que as águas oceãnicas. Durante o verão, o interior da Ásia, ao esquentar-se, forma uma área de baixa pressão, que contrasta com as altas pressões dos oceanos, provocando o deslocamento de ventos úmidos do mar para a terra. Esses ventos são as monções de verão. No inverno, ocorre o inverso: os oceanos estão mais quentes do que o continente, formando áreas de baixa pressão e atraindo os ventos continentais. São as monções de inverno.

As regiões montanhosas, independentemente de sua localização geográfica, apresentam temperaturas muito baixas, em razão da altitude

Relevo

O continente asiático apresenta contrastes: vastas planícies aluviais e costeiras e grandes planaltos com altíssimas cordilheiras, que se estendem por uma vasta área do centro-sul, desde a Turquia até a Indonésia. Isso tudo faz da Ásia o único continente com quase mil metros de altitude média. As mais altas montanhas localizam-se na cordilheira do Himalaia, mas há outras espalhadas por todo o território, estando localizadas na Ásia as 18 montanhas mais altas do mundo.

O relevo asiático se caracteriza por apresentar contrastes extremos de altitude:[26]

* as mais elevadas cordilheiras e planaltos da Terra: Himalaia,[27] Pamir[28] e Tibete, onde se localizam os pontos mais altos do globo: (Evereste, 8.840 metros,[29][30] Kanchenjunga, 8.598 metros,[31][32] e muitos outros, com altitudes superiores a 7.000 metros).
* as maiores depressões absolutas do planeta: o Mar Morto, 395 metros[33][34]

Algumas regiões banhadas pelo oceano Pacífico pertencem ao Círculo de Fogo, ou seja, devido a sua formação geológica recente estão sujeitas a erupções vulcânicas e a terremotos. É o caso do Japão[35] e da Indonésia.[36]

Alguns planaltos são muito altos e se intercalam às cordilheiras, como é o caso do Pamir[28] e do Tibete, contrastando com outros mais antigos, de altitudes menos elevadas, como os da Armênia, do Decã.

As planícies fluviais asiáticas são recobertas com o aluvião trazido pelos rios que as percorrem e que se dirigem principalmente para os oceanos Índico e Pacífico. As principais planícies fluviais são a Indo-gangética (Índia), a Mesopotâmica (Iraque), a Siberiana (Rússia) e as dos rios Yang-tsé (China) e Mekong (Vietnã).

O continente asiático projeta, em direção aos oceanos que o circundam, diversas penínsulas, sendo as principais a da Anatólia, a Arábica, a Hindustânica, a da Indochina e a da Coréia.

Vegetação

Como as formações vegetais dependem do tipo de solo e principalmente do clima, a Ásia apresenta muitas variedades vegetais, ainda que parcialmente destruídas ou alteradas pela milenar ocupação humana.

No extremo norte do continente, junto ao pólo, não há condições para a existência de vegetação, porém mais ao sul, na Planície Siberiana, começam a surgir formações de tundra. Ainda rumo ao sul, à medida que o clima polar se torna menos intenso e o frio se estende por um número menor de meses, aparece a vasta região da taiga, quase integralmente pertencente à Rússia.

O maior destaque, entretanto, está nas estepes, que ocupam grandes extensões da Ásia Central, aparecendo em áreas de clima temperado continental.

Os arquipélagos situados ao sul do continente apresentam-se recobertos por florestas equatoriais e tropicais, não muito diferentes das que existem na Amazônia brasileira. Essas formações podem ser observadas também no centro-sul, onde igualmente se verifica a presença de savanas, em que a vegetação herbácea é dominante, apresentando arbustos e árvores em associações pouco densas, como o jângal na Índia.

Registra-se ainda a ocorrência de florestas temperadas em extensões consideráveis no Extremo Oriente e de vegetação xerófita nas áreas desérticas ou semi-áridas do continente.

Hidrografia

Tanto as chuvas abundantes da região influenciada pelos climas equatorial e tropical quanto a grande quantidade de neve derretida das altas montanhas favorecem a existência de grandes rios, que correm em quase todas as direções do continente asiático. Podemos destacar:
* rios que deságuam no Oceano Pacífico. Alguns têm grande volume de água devido às monções de verão. Merecem destaque os rios Huang-ho (ou Amarelo), Si-kiang e Yang-tsé-kiang (ou Azul), todos na China, além do Mekong, na Indochina;
* rios que deságuam no Oceano Índico. Alguns deles são também monçônicos e tornam-se muito volumosos durante o verão. Merecem destaque rios da Índia e de Bangladesh, como o Bramaputra, o Ganges e o Godavari, e o rio Indo, no Paquistão;
* rios que correm para o norte e desembocam no Oceano Glacial Ártico. São exemplos os rios Obi, Ienissei e Lena, que congelam durante grande parte do ano. Como o degelo ocorre a partir de seus altos cursos, as águas, ao chegarem ao médio curso e encontrarem barreiras de gelo, esparramam-se por vastas extensões de suas margens, causando freqüentes inundações;
* rios que desembocam no Golfo Pérsico. Merecem destaque o Tigre e o Eufrates, que formam a Planície da Mesopotâmia;
* rios da Ásia Centro-oriental que deságuam em lagos. Podemos citar o Syr-Dariá e o Amu-Dariá, que desembocam no Mar de Aral, além de outros que desaparecem dentro do deserto.

A Ásia apresenta poucos lagos, embora de grande extensão, como o Baikal e o Balkhash, localizados na Rússia. Se os lagos existem em pequeno número, os mares asiáticos aparecem com muito mais destaque: Mar Vermelho, que limita as costas africanas e asiáticas; Mar da Arábia; a sudeste, Mar da China Meridional, Mar da China Oriental, Mar de Andamã e Mar Amarelo; os mares da Indonésia: de Java, de Timor, de Banda, de Celebes; a nordeste, os mares de Okhotsk, do Japão e de Bering. No limite com a Europa, aparece o maior mar fechado do mundo, o Mar Cáspio.

Principais países da Ásia


São muitos países que se encontram na Ásia, o maior continente do mundo, e onde pode encontrar incríveis contrastes, países como a China, o maior do continente, ou pequenos países, como as Maldivas, a cara e a cruz em termos de extensão continente.

No leste da Ásia encontrará a China, o maior país e o mais populoso do continente, bem como o Japão, Mongólia, Tailândia, assim como o arquipélago da Indonésia, com suas ilhas tropicais e seu encanto.

Se vai para a área central, aqui também encontrará muitos países interessantes, países como o Nepal, Kazahkstan, Afeganistão, Uzbequistão, assim como a Rússia Asiática.

No sul do continente, a Índia, o Nepal e o Bangladesh são os mais interessantes, e daqui dá-se um salto para o Médio Oriente, onde encontrará a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Palestina, Irão, Iraque, Turquia ou Ásia.

Os países mais recomendado para se visitar são a China, o Japão, a Tailândia, a Indonésia ou a Singapura, enquanto outros, como o Afeganistão, o Iraque ou Timo, na zona da Indonésia, é hoje fortemente desaconselhado viajar.


Cultura

A cultura da Ásia é o agregado artificial da herança cultural de muitas nacionalidades, sociedades, religiões, e grupos étnicos na região, tradicionalmente chamada um continente de uma perspectiva cêntrica ocidental, da Ásia. A região ou "o continente" são mais comumente divididos em subregiões geográficas e culturais mais naturais, inclusive a Ásia Central, a Ásia Oriental, a Ásia Meridional ("o subcontinente indiano"), a Ásia Setentrional, a Ásia Ocidental e o Sudeste Asiático. Geograficamente, a Ásia não é um continente distinto; culturalmente, houve pouca unidade ou história comum de muitas das culturas e povos da Ásia.

A arte asiática, a música, e a culinária, bem como a literatura, são partes importantes da cultura asiática. A filosofia oriental e a religião também desempenham um papel principal, com budismo, hinduísmo, taoísmo, confucionismo, islã, e cristianismo todos os papéis principais desempenham. Uma das partes mais complexas da cultura asiática é a relação entre culturas tradicionais e o mundo ocidental.

Religiões

A Ásia também abriga as grandes religiões da humanidade, tendo sido o berço de todas elas. Cerca de 80% dos asiáticos professam o hinduísmo, comum na Índia e arredores, e o budismo, comum em todo o Extremo Oriente, onde, além dessa religião, são praticados o confucionismo (China) e o xintoísmo (Japão). O islamismo é outra religião bastante difundida, sobretudo no Oriente Médio, Turquestão, Índia e Insulíndia. Merece destaque ainda o judaísmo, centralizado em Israel

Curiosidades

Na Ásia, maior continente do Planeta Terra, podemos encontrar os climas mais variados e nele coexistem diferentes países.
Tem grandes florestas, desrtos e estepes.
Mais de metade dos habitantes do planeta vivem neste grande continente, muitos deles apinhados em cidades muito populosas. São poucos os que vivem no deserto ou na montanha.
o Arroz é a comida principal da maior parte do povo asiático, estando os seus campos quase permanentemente inundados, por ser esta a sua forma de cultivo.
A Cordilheira do Himalaia, entre a Índia e a China, tem as montanhas mais elevadas o mundo, superando muitos dos seus picos os 8000m de altura, como o Monte Everest, o mais alto do Planeta Terra.


Principais pontos turisticos da Ásia:muralha da china, mumbai, sibéria, vladivostoki, catástrofes de ciclones

2 comentários:

basiahjaeleigh disse...

Betway Casino - DrMCD
The 충청남도 출장안마 casino is located in 영주 출장안마 the suburb of Hedden on the outskirts of 파주 출장마사지 Johannesburg, a district that's home to some of the biggest names 구리 출장샵 in the 양주 출장안마 online sports betting

Unknown disse...

Top 10 best slots casinos for 2021 - SOL.EU
Best Slots Casino: Best Real Money Slots Sites 2021 · poormansguidetocasinogambling Red Dog Casino: Best wooricasinos.info Overall https://sol.edu.kg/ Slots Casino For USA Players https://deccasino.com/review/merit-casino/ · https://vannienailor4166blog.blogspot.com/ Ignition Casino: Best Casino For Roulette

Postar um comentário