Capitalismo x Socialismo

Capitalismo e Socialismo. Dois sistemas econômicos com características tão antagônicas que são usados como opostos um do outro.
Afinal, o que é um sistema econômico? Pode ser definido como um sistema com um conjunto de regras que irão reger a economia de algum local. Apesar de o nome ser sistema ECONÔMICO, este interfere não apenas na economia mas também na política e até na cultura de um povo. Todos sabem que o sistema econômico predominante em nosso mundo é o Capitalismo, mas nem sempre foi esse. Em ordem foram: Primitivismo, Escravismo( não o de escravos negros mas o de escravos de guerra e de dívida), Feudalismo e por fim o Capitalismo.

O Capitalismo tem como base a obtenção de lucro através da exploração do trabalhador. Os defensores do Capitalismo afirmam que é um sistema econômico ótimo pois nele você é livre. Nada mais falso do que essa afirmação. O Capitalismo é bom apenas para quem tem dinheiro, mas para os mais pobres é algo torturante. Não se pode negar que o Capitalismo traz bastante desenvolvimento e cria a Globalização (o mundo inteiro é conectado, um produto produzido na China pode ser vendido no México, por exemplo). Mas o Capitalismo gera muitos miseráveis-esses estão em situação mais crítica que os pobres, não tendo o que comer ou beber.

Aí surge Karl Marx. Ele observa o quanto o Capitalismo pode ser ruim e através de seus estudos ergue o projeto de um novo sistema econômico: o Socialismo, totalmente contrário ao Capitalismo. O foco do Socialismo não é o lucro e sim a sociedade como expressa seu nome. O Socialismo teve vários tipos: O Utópico-pregava uma sociedade perfeita, sem desigualdades sociais e por isso mesmo recebeu o nome de Utópico (utopia é sinônimo de sonho, algo que dificilmente irá acontecer). O Socialismo defendido por Karl Marx era o Socialimo Científico- que pregava a socialização dos meios de produção (ou seja, não haveria empresas com donos, tudo era de todos), pregava a luta de classes ( o povo iria fazer de tudo para obter seus direitos e o governo seria apenas para obedecer o povo).

Com características tão diferentes, se tornaram rivais. Mas nada que preocupasse demais o Capitalismo, pois o Socialismo era apenas uma tese, ainda não estava em prática. Pelo menos, não ainda. Porém, a Rússia aderiu ao Socialismo através da Revolução Bolchevique e adotou o tipo de Socialismo chamado de Socialismo Real (havia um ditador mas o povo não sofria por miséria já que o governo deixava vários serviços básicos de graça e de boa qualidade). A Rússia cresceu muito e após o fim da 2 Guerra Mundial, apenas dois países haviam sobrevivido firmes e fortes: Os Estados Unidos e a Rússia ( A União Soviética ou U.R.S.S.). Apartir daí esses dois países iriam disputar pelo poder e pela hegemonia do mundo: Os E.U.A no Oeste, Capitalistas e a U.R.S.S. no Leste, Socialistas. Assim começa a guerra entre E.U.A. E U.R.S.S., entre Oeste e Leste, entre Capitalismo e Socialismo: A Guerra Fria.

A Guerra Fria foi diferente de todas as outras. E.U.A. e U.R.S.S. investiam pesadamente em armas e mais armas. Chegaram em um ponto que as duas juntas podiam destruir o mundo inteiro e mais alguns mundos. Mas felizmente eles não usaram essas armas. Era mais ou menos assim, ambos tinham imenso poder armamentista mas tinham medo de usar no rival porquê se o rival resolvesse revidar tudo estaria acabado. Por isso existe a denominação Guerra Fria, estavam em guerra mas nunca houve confronto direto. A Guerra Fria foi um período de tensão mundial, pois se os ataques começassem, o mundo iria ser destruído. Mas no fim, a U.R.S.S. passou por várias crises e acabou perdendo a guerra, tornando o nosso mundo predominantemente Capitalista (com excessão da China, Coréia do Norte, Cuba e Vietnã).

Pessoalmente, eu defendo o Socialismo mas não o que aconteceu na U.R.S.S. e sim o Socialismo Científico, para acabar com a divisão de classes e promover a desintegração da miséria e da pobreza, com uma sociedade mais justa. Mas não defendo um Socialismo radical em que o mercado deva permanecer fechado ( um mercado fechado impede um país de comprar ou vender produtos de fora, passando a depender apenas de seus próprios produtos).

Karl Marx usou duas teses para criticar o Capitalismo, uma delas foi a Mais-Valia, que diz que o trabalhador produz uma quantidade de dinheiro grande e não recebe nem metade desta, mesmo sendo ele que produziu. Na tirinha abaixo você pode ver perfeitamente:

E o Trabalho Alienado diz que um pedreiro, por exemplo, constrói um prédio de luxo e nunca poderá usá-lo mesmo sendo ele quem fez.

Será que um dia o Capitalismo deixará de existir? Afinal, esta crise econômica foi uma crise do Capitalismo. Esperemos e veremos