Paises do norte e paises do sul.

Países do Norte

A divisão norte-sul é uma divisão socioeconômica e política utilizada para atualizar a Teoria dos Mundos. A partir dessa divisão, separa-se os países desenvolvidos, chamados de países do norte, dos países do sul, grupo de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, divididos no mapa através de uma linha imaginária. Apesar do nome, alguns países do norte também estão no grupo, embora a maior parte desses países estejam localizados abaixo da Linha do Equador. Anteriormente, esse grupo era chamado de Terceiro Mundo, porém esta definição tornou-se errônea desde a extinção do grupo de países socialistas, pertencentes ao Segundo Mundo, pois não faz sentido usar tais denominações quando um Segundo Mundo já não mais existe.

Apesar de em desuso, ainda utilizamos as expressões países do norte e do sul que são mais adequadas para descaracterização ideológica, mas não evidenciam as desigualdades entre os paises de cada bloco. Podemos usar as expressões países ricos e pobres, também.

Países do Sul

Os países denominados subdesenvolvidos, ou Sul pobre, tem histórias semelhantes, com pelo menos três pontos em comum:

- quase todos foram colônias e como tal viveram por inúmeros séculos em função de suas metrópoles. Exemplo: Nigéria(África) e Brasil (América).

- foram invadidos culturalmente por hábitos e valores provenientes dos países ricos, e perderam muitas de suas tradições e referências.

- depois de conseguir a independência política tornaram-se presas do imperialismo, que agiu com grande liberdade nas ex-colônias, pois contou com o apoio das autoridades locais.

Desigualdades sociais

No mundo todo há pessoas ricas e pobres. No entanto no Sul a desigualdade social é muito maior do que no Norte. Segundo fontes do banco Mundial dos Estados Unidos da América, em 1995, a renda dos 10% mais ricos era cerca de 4 vezes maior do que a dos 40% mais pobres.

No Brasil essa diferença chegava a 20 vezes, fazendo do nosso país um campeão mundial em concentração de renda. Com o passar do tempo à tendência é só de aumentar tal desigualdade, o que já é um fator critico para o desenvolvimento, irá se torna uma bomba pronta a explodir.